Programa Ibero-Americano de bibliotecas públicas - iberbibliotecas apresenta a 6 ª convocatória de apoio 2018

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas. O concurso visa consolidar as instituições como espaços de livre acesso à informação e à leitura, além de contribuir para a inclusão social e a qualificação da educação e

12/04/2018


Estão abertas as inscrições para o Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas. O concurso visa consolidar as instituições como espaços de livre acesso à informação e à leitura, além de contribuir para a inclusão social e a qualificação da educação e do desenvolvimento.

O Concurso de Ajudas 2018 receberá até o dia 13 de abril inscrições de projetos nas seguintes duas categorias:

1. Projetos bibliotecários inovadores executados por dois ou mais países ibero-americanos, dos quais pelo menos um deverá ser membro ativo do programa Iberbibliotecas. (Leia aqui a definição de Serviço Bibliotecário Inovador).

2. Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou de cidades (no caso do Brasil, estão incluídos redes e sistemas de bibliotecas estaduais, municipais e distritais). Estes projetos deverão estar orientados a cumprir um ou mais destes objetivos:

a. Desenho de planos estratégicos.

b. Estudos de valor das bibliotecas.

c. Estudos de avaliação de serviços.

d. Desenho de planos de apoio à leitura.

e. Desenvolvimento de estratégias de comunicação digital.

f. Definição de normas de serviço.

g. Plano de gestão de coleções.


 

Quem pode participar?

1. Bibliotecas públicas, comunitárias e popularesdos países e cidades membros: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai e Peru e as cidades de Buenos Aires e Medellín.

2. Associações, redes e sistemas de bibliotecas públicas dos países e cidades membros.

3. Organizações públicas e privadas que apresentam projetos para o desenvolvimento de bibliotecas públicas e redes de bibliotecas dos países membros (neste caso, deve ser incluída uma carta de consentimento, ou relatório favorável ao projeto, pela Unidade Gestora responsável pelas bibliotecas onde o projeto será realizado).

4. Países não membros que apresentem um projeto conjunto com um país ou cidade membro.

 

Para mais informações, acesse www.iberbibliotecas.org/concurso-de-ajudas





Confira também:




ACESSE