Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas conquista “Prêmio Culturas Populares”.

Reconhecimento do Ministério da Cultura por meio do Prêmio Culturas Populares, destaca a importância dos mestres da música de Pitangui.

05/03/2018


A Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas foi premiada na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Foram 2.862 iniciativas inscritas em todo Brasil. Com a assessoria do Programa Sementes da Sustentabilidade, a proposta inscrita pela BMJVBM, foi uma das oitenta selecionadas em sua categoria.

O projeto inscrito objetiva destacar e promover o rico legado de maestros e compositores pitanguienses como José Leão, Juversino Antônio Mariano, Ranulpho Nunes, José Jacinto Ribeiro Filho, José Nunes de Oliveira “Patêsco”, Joaquim Nunes de Carvalho “Quito Nunes” e muitos outros. Além do reconhecimento, que destaca nacionalmente a importância do projeto, a entidade receberá o valor R$ 10.000,00 para continuar o processo de recuperação de documentos e partituras, entre outras iniciativas de preservação e promoção deste patrimônio. O prêmio é um incentivo para que novos parceiros se reúnam para fortalecer a cultura e o patrimônio em Pitangui.

Segundo Frederico Teixeira, Maestro da Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas. “O Prêmio é uma iniciativa que busca valorizar a memória daqueles que dedicaram suas vidas à cultura e o fato da nossa iniciativa ser premiada só mostra que estamos indo na direção certa. Pitangui é uma cidade que sempre teve uma vocação musical muito forte e o projeto Mestres da Música de Pitangui tem como objetivo a preservação, a divulgação e a valorização do nosso patrimônio musical, principalmente para as próximas gerações. ”

 

Informações:

Para falar com a Coordenação do Programa Sementes da Sustentabilidade: (31.98867.3728)  email:sementesdasustentabilidade@hotmail.com

Para falar com a Coordenação da Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas:

Tel: (37.98805-3137)  / fredfumeghali@hotmail.com

 





Confira também:




ACESSE