BANDA DE MÚSICA JOSÉ VIRIATO BAHIA MASCARENHAS 

QUEM SOMOS

A Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas é uma das bandas de música mais antigas de Minas Gerais, sendo a mais antiga em atividade do centro-oeste do estado. Sua fundação é datada da primeira metade do século XIX. Tem como principal objetivo a propagação, a valorização, das obras musicais compostas para grupos de instrumentos de sopro (Banda de Música, Banda Sinfônica e Wind Ensemble), como as tradicionais marchas, valsas e dobrados, além da manutenção da banda e da formação de músicos instrumentistas, preservando o patrimônio musical Pitanguiense e fomentando a divulgação e a preservação da música instrumental feita por grandes compositores naturais da nossa cidade. 

A Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas preza pela divulgação e preservação do trabalho dos mestres da cultura tradicional das bandas de música da região centro-oeste de Minas como os maestros e compositores José Leão, Juversino Antônio Mariano, Ranulpho Nunes, José Jacinto Ribeiro Filho, José Nunes de Oliveira “Patêsco”, Joaquim Nunes de Carvalho e muitos outros.

 Além de suas funções cultural e social em Pitangui, a Banda desempenha um fundamental  papel de educação musical atendendo hoje, em média, de 35 a 45 alunos, na sua maioria crianças e adolescentes. As atividades de formação  são mantidas por meio do esforço de alguns membros que dão aulas de instrumentos e percepção musical de forma quase que voluntária. Por isso, a Banda trabalha para ampliar suas parcerias visando atender a demanda crescente de pessoas que querem iniciar-se no  estudo da música .

 

OBJETIVOS EM 2018

Para 2018, Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas desenvolveu quatro objetivos estratégicos que irão fortalecer a instituição como uma referência cultural:

  • Fortalecer o trabalho de educação musical, consolidar e ampliar o quadro de músicos;
  • Promover a Circulação e Difusão da Banda em eventos, festivais, e encontros regionais e em outras partes do Brasil; 
  • Estruturar e disponibilizar profissionalmente nosso histórico acervo de partituras e documentos;
  • Aprimorar os mecanismos de "gestão" que garantam a manutenção e o desenvolvimento pleno da instituição.

 

SEJA PARCEIRO DA BANDA

Seja empresa ou pessoa física, há muitas formas de se tornar apoiador deste emocionante trabalho que coloca a música como um caminho de crescimento e transformação. Conheça algumas delas:

  •  Contratando apresentações da Banda para eventos diversos;
  •  Apoiando as ações de formação musical de jovens e adultos por meio do patrocínio direto;
  •  Patrocinando a banda através de mecanismos de incentivo à cultura como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a Lei Rouanet;
  •  Sendo parte do Grupo de Amigos da Banda, conhecendo e interagindo com nossos projetos e campanhas de mobilização de recursos.
     

 

 

Aguardamos seu contato. Saiba mais sobre como apoiar e participar do programa de uma das mais antigas corporações musicais de Minas Gerais e se engajar neste comovente trabalho:  

Responsável: Fred e Paulo Rodrigues 

Telefone: Fred: Telefone: (37) 9 8852-0812 /  (37) 9 8805-3137 / Paulo

E-mail: paulo.rodriguesbahia@yahoo.com.br

Redes Sociais: Facebook / Banda  de Música José Viriato Bahia Mascarenhas




ACESSE